A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Barras coloridas em embalagens de leite não indicam produtos estragados

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
07.dez.2018 | 16h08 |

Circula nas redes sociais a “informação” de que produtos vendidos em embalagens que têm “barrinhas coloridas” no fundo estariam estragados. Postagens sobre esse assunto mostram a imagem de duas caixas de leite, uma com a barra colorida e outra sem. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“A que tem uma ‘barrinha colorida’ é produto que já venceu, voltou para o fabricante e colocaram mais produtos para reaproveitar voltou para o mercado”
Texto que acompanha foto que, até as 15h30 do dia 7 de dezembro de 2018, já tinha mais de 12 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa e antiga. A Tetra Pak, empresa sueca responsável por fabricar embalagens de alimentos, afirma que a “barra colorida” na embalagem não significa que o produto esteja estragado. Indica apenas que as embalagens passaram por um teste de cores. Ou seja, foram submetidas a testes para garantir a qualidade da impressão.

A Tetra Pak informou ainda que algumas caixas não trazem as barrinhas de cores porque “não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas” elas. E que existem embalagens que, assim como as de leite vistas na foto analisada, saem com a impressão em formato de pontos. A empresa explica que, nesses casos, isso “corresponde ao controle de registro da máquina de impressão”.   

Em 2006, boato semelhante foi refutado pelo e-farsas. No final do mês passado, foi desmentido pelo site Boatos.org.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Leandro Resende

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo