Circula nas redes sociais um vídeo que mostra os apresentadores Ana Maria Braga e Datena, além de Cid Moreira, morto em 2024, falando sobre um suplemento alimentar que promete tratar problemas oculares. É falso. O conteúdo foi criado com deepfake. Gravações foram manipuladas para forjar discursos falsos; os apresentadores nunca promoveram o produto.
Vídeo nas redes sociais alega que o Reclame Aqui lançou o “Resgate Fácil”, ferramenta onde as pessoas podem recuperar o dinheiro perdido em fraudes. É falso. O “Resgate Fácil” não recupera o dinheiro perdido e nem pertence ao Reclame Aqui. Trata-se de um golpe no qual é cobrado R$ 69,77 para fazer o download da suposta ferramenta.
Circula nas redes um vídeo em que os deputados Nikolas Ferreira e Lucas Polese afirmam que, para garantir uma indenização oferecida pelo governo, seria preciso acessar um site e pagar uma taxa. É falso. O vídeo foi manipulado com deepfake. No post original, os parlamentares comentavam ações do Incra no Espírito Santo.
Circula nas redes sociais um post afirmando que o produto Efflaclar DUO +, um gel anti-acne da marca La Roche-Posay, do grupo L’Óreal, foi retirado do mercado pois descobriu-se na composição uma substância cancerígena, o benzeno. Falta contexto. O recall feito pela empresa se deu apenas em um lote do item nos Estados Unidos, não no Brasil.
Circula nas redes uma falsa notícia atribuída à CNN Brasil, alegando que Michelle Bolsonaro foi colocada em prisão domiciliar após divulgar uma plataforma de criptomoedas. A reportagem é falsa e Michelle não foi presa. A plataforma mencionada também não foi divulgada pela ex-primeira dama.