A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso vídeo em que líder do islã faz ameaças ao Brasil e críticas a brasileiros

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
20.dez.2018 | 18h20 |

Circula nas redes sociais um vídeo que em um líder religioso do Islã supostamente aparece ameaçando invadir e dominar o Brasil, além de fazer duras críticas aos brasileiros. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Vamos dominar essa terra de infiéis”, diz líder religioso do Islã
Legenda que consta em vídeo que, até às 17h do dia 20 de dezembro de 2018, já tinha quase 3 mil visualizações e mais de 140 compartilhamentos no Facebook

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é real, mas as legendas em português que foram inseridas sobre a fala do líder religioso são falsas. À pedido da Lupa, as professoras Bianca Graziela e Paula Caffaro, do departamento de Língua e Literatura Árabes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), analisaram o material e informaram que o Brasil sequer é mencionado na gravação de pouco mais de um minuto de duração.

“No vídeo em questão, não há qualquer menção ao Brasil ou a brasileiros e brasileiras.  Trata-se de um religioso falando, basicamente, sobre a necessidade de se investir dinheiro em obras do bem, fazer o bem”, diz o texto que as especialistas enviaram por WhatsApp à reportagem.

Checadores iranianos ligados aos projetos Fact-Nameh e Rouhani Meter, membros da International Fact-checking Network (IFCN), também avaliaram o conteúdo e confirmaram a informação. “O homem não menciona o Brasil nem os brasileiros [nesta gravação]”.

Ainda vale ressaltar que o vídeo também é antigo. De acordo com o mecanismo de buscas TinEye, ele foi postado pela primeira vez em um site turco que emula o YouTube em março de 2015.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo