A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Ibaneis exagera sobre Ideb e pesquisa eleitoral em discursos de posse

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.jan.2019 | 06h00 |

No dia 1.º de janeiro, o advogado Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse como governador do Distrito Federal. Ele se filiou ao MDB em 2017 e, durante as eleições de 2018, concorreu pela primeira vez a um cargo no poder executivo, contando com o apoio do PP, PSL e PPL. A Lupa reuniu frases ditas pelo governador na Câmara Legislativa e na Praça do Buriti. Veja o resultado:

“[A população] Está desamparada em todas as áreas. (…) Na educação, onde os níveis educacionais caíram. O Ideb está aí”
Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, em discurso na Praça do Buriti, no dia 1º de janeiro de 2019

EXAGERADO

De três níveis educacionais medidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),  em apenas um a nota média da rede pública do Distrito Federal caiu entre 2015 e 2017. No Ensino Médio, a nota caiu 0,1 ponto: de 3,5 para 3,4. A meta estipulada pelo Ministério da Educação em 2005 era de atingir 4,4 no ano de 2017.

Por outro lado, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a nota subiu de 5,6 para 6, e está dentro da meta estipulada pelo Ministério da Educação. Nos anos finais, a nota subiu de 4 para 4,3, mas não atingiu a meta estipulada, de 4,8.

Procurado, Ibaneis não respondeu.


“Saímos de 0,7% [de intenção de voto] no dia 5 de agosto (…)”
Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, em discurso durante sua posse, no dia 1º de janeiro de 2019

EXAGERADO

O site do Tribunal Superior Eleitoral não mostra nenhuma pesquisa de intenção de voto divulgada no dia 5 de agosto. A pesquisa com data mais próxima foi realizada pelo instituto Dataplan e divulgada no dia 13 de agosto. Nela, Ibaneis aparece com 1,5% das intenções de voto.

A primeira pesquisa do Ibope para governador do Distrito Federal foi realizada no dia 24 de agosto e Ibaneis apareceu com 2% das intenções de votos. O Datafolha também mostrou o mesmo percentual em sua pesquisa divulgada no dia 22 de agosto.

Procurado, Ibaneis não respondeu.


“(…) E chegamos a 70% dos votos no Distrito Federal”
Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, em discurso durante sua posse, no dia 1º de janeiro de 2019

VERDADEIRO

O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi eleito com 1.042.574 votos, o que corresponde a 69,79% dos votos válidos. Seu adversário, o então governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg obteve 451.329 votos – o que equivale a 30,21% dos válidos. Ao todo, 11,46% dos votos foram brancos ou nulos.


“O TCU [Tribunal de Contas da União] aponta inúmeros viadutos aqui no DF que estão a ponto de cair”
Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, em discurso durante sua posse, no dia 1º de janeiro de 2019

VERDADEIRO, MAS

Em julho de 2012, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), e não o TCU, publicou auditoria sobre o estado de conservação de bens públicos do DF. Nesta auditoria, foi revelado que 13 vias elevadas precisavam de reparos ou manutenção, sete delas com urgência. Dessas 13 vias, eram três pontes, oito viadutos, incluindo o que desabou em fevereiro do ano passado, o estacionamento do Conjunto Nacional e uma passagem de pedestres no Eixão.

Levantamento do Metrópoles, de dezembro de 2018, mostrou que oito de 11 viadutos ou pontes listados ainda necessitam de reparos. Duas foram reformadas desde então, o viaduto sobre o Buraco do Tatu e outro no Eixão, sobre a via S2. O estacionamento do Conjunto Nacional foi reformado e a passagem de pedestres necessita de obras urgentes. O viaduto do Eixão está sendo reconstruído atualmente.


“[São] mais de 300 mil desempregados no Distrito Federal”
Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, em discurso durante sua posse, no dia 1º de janeiro de 2019

VERDADEIRO

A Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED) mostra que existe 310 mil desempregados no Distrito Federal em novembro de 2018, último dado disponível. O levantamento foi feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Segundo a pesquisa, a taxa de desemprego aumentou de 18,4% em outubro para 18,5% em novembro.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo