A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa ‘notícia’ de que Bolsonaro autorizou execução de dívida da Globo

por Chico Marés
09.jan.2019 | 18h36 |

Circula nas redes sociais “notícia” de que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a execução de uma suposta dívida da TV Globo no valor de R$ 358 milhões. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Bolsonaro autoriza execução da dívida da Globo de R$ 358 milhões de impostos sonegados”
Conteúdo publicado nos sites Primeiro Governo, Política Atual e De Olho News, com mais de 65 mil compartilhamentos até as 18h20 do dia 9 de janeiro de 2018

FALSO

Não há qualquer decisão do presidente neste sentido registrada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 8 de janeiro, como cita a publicação falsa. Também não há qualquer referência a uma suposta dívida da TV Globo nas edições publicadas entre os dias 2 e 9 de janeiro.

O Grupo Globo aparece no DOU do dia 8 de janeiro, mas no detalhamento de um contrato do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação com a Editora Globo Livros para a “aquisição de obras literárias para atendimento ao Programa Nacional do Livro Didático.” O extrato está publicado na Seção 3.

A Lupa contatou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que, em nota, confirmou a falsidade da informação. “A notícia divulgada não tem procedência e não houve publicação de ato no Diário Oficial da União neste sentido”, diz a nota.

A PGFN esclareceu, também, que “a cobrança de débitos tributários federais é atividade administrativa estritamente vinculada, praticada pelos órgãos competentes que compõem a Administração Tributária Federal (Secretaria da Receita Federal do Brasil e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional), observando a legislação de regência e critérios exclusivamente técnicos”. Ou seja, não cabe ao presidente determinar a execução de dívidas.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo