Circula nas redes vídeo em que um homem afirma que as vacinas da Covid-19 reduzem a quantidade de plaquetas no corpo. Segundo ele, isso poderia ser fatal em casos de dengue, pois a suposta queda nas plaquetas causada pela vacina deixaria o paciente vulnerável. É falso. Imunizantes não diminuem as plaquetas do corpo de forma genérica.
Circula pelas redes sociais a alegação de que a cirurgia pela qual passou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (13) estava agendada há dois anos. É falso. O ex-presidente foi internado após sentir dores abdominais. Exames realizados no fim de semana revelaram a necessidade de uma cirurgia para desobstrução intestinal.
Circulam nas redes posts afirmando que o presidente Lula decidiu exigir neste ano o visto para os cidadãos dos Estados Unidos entrarem no Brasil. Falta contexto. A medida foi planejada em 2023 e adiada três vezes. Em abril de 2024, o governo prorrogou a exigência por um ano. Com o fim do prazo, a obrigatoriedade passou a valer no último dia 10.
É falso que a vacina da gripe seja ineficaz, como alegam posts nas redes. A afirmação distorce um estudo da Cleveland Clinic, ainda não revisado por pares, feito com um grupo específico e saudável. Os próprios autores alertam que os dados são preliminares e não servem para orientar decisões de saúde pública.
Circula nas redes sociais o link de um portal que supostamente seria o site oficial da Cacau Show. Na página, são oferecidos ovos de Páscoa com descontos e frete grátis. É falso. Trata-se de um golpe. A URL contém erros de português e não corresponde ao site oficial da empresa de chocolates.