Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: ‘Fazenda de R$ 50 milhões do filho de Lula’ é, na verdade, campus universitário em Piracicaba

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.jan.2019 | 13h30 |

Uma foto publicada nas redes sociais mostra uma mansão situada em uma grande fazenda e “informa” que o local pertence a um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O post ainda sugere que a área está avaliada em R$ 50 milhões e esse valor seria muito superior ao utilizado para a compra daquela que seria a casa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Angra dos Reis (RJ). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Fazenda do filho do Lula orçada em 50 milhões de reais”
Frase extraída de imagem publicada no Facebook e que até as 13h do dia 17 de janeiro de 2019 já tinha sido compartilhada mais de 1,5 mil vezes na rede social

FALSO

A imagem usada no post e analisada pela Lupa é, na verdade, uma foto do prédio central do campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, localizado em Piracicaba (SP). O edifício foi construído no início do século 20 para abrigar a escola agrícola da cidade. Atualmente, o local é usado pela administração da Esalq. Jamais pertenceu, portanto, a nenhum dos quatro filhos homens do ex-presidente Lula ou a nenhum outro membro de sua família.

Não é a primeira vez que a sede da Esalq é associada ao petista. Em abril do ano passado, o site de checagens argentino Chequeado verificou outra imagem do edifício que fazia a mesma acusação falsa. Na época, a foto e a falsa atribuição chegaram a circular até mesmo pelo Uruguai.

A casa amarela mostrada na imagem realmente pertence ao presidente Jair Bolsonaro. O imóvel fica na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ), e consta na declaração de bens que ele entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última eleição. Nesse documento, o imóvel aparece avaliado em R$ 98.500,00.

Em vídeo publicado pelo portal R7 em janeiro de 2018, o então pré-candidato a presidente aparece passeando pela parte externa da residência e reconhece ser o seu proprietário.

Verificação semelhante também foi publicada pelo site E-farsas em 2013.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo