Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falsa capa do Charlie Hebdo que satiriza Gleisi Hoffmann e o PT

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.jan.2019 | 15h53 |

Circula nas redes sociais uma suposta capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo com a presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Os petistas sendo ridicularizados por todo o mundo. Veja a capa do jornal francês Charlie Hebdo!”
Imagem que circula no Facebook, com 150 compartilhamentos até as 15h30 do dia 17 de janeiro de 2019

FALSO

O jornal Charlie Hebdo nunca colocou Gleisi Hoffmann, ou o PT, em sua capa. A imagem que circula é uma montagem feita sobre a edição real da revista publicada no dia 13 de fevereiro de 2013, cuja capa trata da renúncia do Papa Bento XVI. É possível ver que o cabeçalho das duas edições é idêntico.

Além disso, a ilustração usada como base não tem o rosto de Gleisi, nem a bandeira do PT – ambos foram incluídos digitalmente. O traço é do cartunista brasileiro Adão Iturrusgarai, que não tem qualquer relação com a revista.

Não é a primeira vez que forjam capas do semanário francês tendo o PT como foco. Uma montagem semelhante a essa, mas sem o rosto de Gleisi, já circulava nas redes sociais em fevereiro de 2016. À época, a informação foi desmentida pelo site e-Farsas. O site menciona, ainda, a existência de outra capa falsa, com críticas a Lula e ao Supremo Tribunal Federal.

O semanário humorístico francês Charlie Hebdo ganhou notoriedade internacional em 2015, após ser alvo de atentado do al-Qaeda. 12 pessoas morreram e 11 ficaram feridas no ataque.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo