A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que, em 10 anos, patrimônio de Bolsonaro cresceu R$ 18 milhões

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.jan.2019 | 16h32 |

Circula nas redes sociais um “meme” dizendo que, em dez anos, a conta bancária do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi de R$ 5 mil a R$ 18 milhões e que, agora, ele teria 20 imóveis, nove carros e “investimentos milionários”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“2009. [Jair Bolsonaro tinha] Conta bancária: 5 mil. Uma casa, dois carros, uma mobilete, duas bicicletas e seis varas de pescar. 2019. [Bolsonaro tem] Conta bancária: R$ 18 milhões. Oito casas, nove carros, moto aquática, 12 apartamentos, investimentos milionários”
Imagem que circula no Facebook e que às 16h do dia 21 de janeiro de 2019 já tinha cerca de 300 compartilhamentos

FALSO

Os valores e os ítens citados na imagem checada pela Lupa são falsos. Segundo a lista de bens declarada por Bolsonaro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes das eleições de 2018, no ano passado, seu patrimônio total somava R$ 2,286 milhões.

Eram R$ 572 mil em aplicações em bancos – e não R$ 18 milhões -, um apartamento, quatro casas, dois carros e dois micro-ônibus. Não havia moto aquática ou “investimentos milionários”. Além das aplicações bancárias, os únicos investimentos do presidente eram 127 ações da Oi, que, à época, foram avaliadas em R$ 1.282,84.

Tampouco são verdadeiros os valores citados para 10 anos atrás. Em 2010, quando disputou as eleições para deputado federal, o patrimônio do atual presidente era de R$ 826,6 mil. Em aplicações em bancos, eram R$ 64,3 mil. Bolsonaro já tinha duas casas, um apartamento e cinco carros.

Assim, o valor do patrimônio do presidente aumentou R$ 1,460 milhões e não mais de R$ 18 milhões, como sugere a imagem analisada. Nas duas últimas legislaturas como deputado, Bolsonaro recebeu cerca de R$ 3,2 milhões, em valores brutos e sem correção monetária, em salários que equivaliam a R$ 26,7 mil mensais entre 2011 e 2014 e R$ 33,8 mil a partir de 2015.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo