A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Haddad e Manuela foram vaiados em fábrica da Ford que deve ser fechada

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.fev.2019 | 16h23 |

Circula nas redes sociais a “informação” de que os ex-candidatos a presidente e vice-presidente da República Fernando Haddad (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB) foram hostilizados pelos funcionários da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo – local que teve seu fechamento anunciado na última terça-feira (19) – durante a campanha eleitoral do ano passado. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Foi na Ford que não deixaram a Manu [Manuela D’Ávila] e o [Fernando] Haddad discursarem aos gritos de ‘mito, ‘mito’”
Imagem publicada que, até as 16h do dia 22 de fevereiro de 2019 já tinha sido compartilhada mais de 170 vezes no Facebook

FALSO

A postagem analisada pela Lupa traz uma informação falsa. Apesar de corretamente destacar que o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo pode afetar mais 24 mil pessoas (segundo calculo do Dieese podem ser até 27 mil), erra ao comentar que Fernando Haddad e Manuela D’Ávila foram impedidos de discursar no local durante a campanha eleitoral de 2018.

Os dois políticos visitaram o local e não há qualquer registro de que tenham sido vaiados ou impedidos de discursar. A visita à fábrica ocorreu no dia 5 de setembro, quando Haddad ainda era, formalmente, candidato a vice-presidente da República.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, chegou a se posicionar sobre o assunto na última quinta-feira (21). Em seu Facebook, relatou que a visita ocorreu “sem que tenha havido incidente ou hostilidade” e relatou que outra visita de Haddad à fábrica, feita em junho – antes do início do período eleitoral – também havia ocorrido sem nenhum incidente relevante.

A página de campanha do então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Facebook fez um vídeo ao vivo da visita de Haddad à Ford em 5 de setembro. O vídeo também não mostra qualquer manifestação de hostilidade contra os candidatos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo