UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Foi adulterada foto da festa de aniversário do filho de Lionel Messi
27.02.2019 - 18h10
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma foto do jogador de futebol argentino Lionel Messi ao lado de sua mulher, Antonella Rocuzzo, e dos filhos Thiago e Mateo na festa de aniversário de dois anos do mais novo deles. Na imagem, a família está reunida em torno da mesa do bolo, perto de uma versão grosseiramente genérica de um Mickey. A legenda que acompanha a postagem critica abertamente o jogador por ter economizado no evento do filho. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“E o Messi que ganha 530 milhões por ano e contrata o Mickey da cracolândia falsificado pro aniversário do filho?”
Publicação que, até as 17h30 do dia 27 de fevereiro de 2019, já tinha sido compartilhada ao menos 115 mil vezes no Facebook
Falso
A imagem analisada pela Lupa foi adulterada. A foto original foi compartilhada por Messi, em seu perfil oficial de Twitter, no dia 11 de setembro de 2017. Nela é possível ver que o Mickey que participou da festa do filho mais novo do jogador não é “da cracolândia” nem havia sido visivelmente “falsificado”. Veja a seguir o registro real da festa de Mateo:
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


25.07.2025 - 17h48
Política
É IA vídeo de Renata Vasconcellos sobre greve de caminhoneiros em SP

Circula no Kwai um vídeo em que a apresentadora Renata Vasconcellos alerta que São Paulo poderia parar nas próximas horas devido a uma greve dos caminhoneiros. É falso. O vídeo foi gerado por IA. Além de o fato não ter sido noticiado no Jornal Nacional, não há qualquer movimentação de paralisação da categoria de caminhoneiros no país.

Ítalo Rômany
25.07.2025 - 17h46
Fraude
Post usa falsa acusação de fraude contra Joaquim Barbosa para promover plataforma de criptomoedas

Circula no Facebook um post que alega que houve uma investigação na residência do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa devido a uma fraude financeira. Um link no post redireciona para um site que afirma que, após a apuração do caso, o Banco Central disponibilizou cadastros em uma plataforma de investimentos. É falso. 


Evelyn Fagundes
25.07.2025 - 16h22
Política
Trump não disse ser amigo de Bolsonaro nem que virá buscá-lo

 Vídeo do Instagram sugere que o presidente dos EUA, Donald Trump, teria dito ser amigo de Jair Bolsonaro e que poderia vir ao Brasil para buscá-lo. A tradução mostrada no letreiro é falsa. Na verdade, o norte-americano diz que o ex-presidente brasileiro não é seu amigo e, sim, uma pessoa que conhece. 

Carol Macário
25.07.2025 - 16h06
Fraude
Golpe no Facebook usa vídeo falso sobre o PIX e promessa de indenização

Circula no Facebook um vídeo que mostra um dos diretores do Banco Central supostamente falando sobre uma falha no sistema financeiro nacional que teria exposto dados de usuários do PIX entre 2020 e 2025, dando direito a uma compensação de até 10 salários mínimos como forma de desculpas. É falso. Link é usado para aplicar golpes.

Ítalo Rômany
25.07.2025 - 14h22
Política
É falso que Trump cancelou visto de Anitta e outros artistas brasileiros

Circula nas redes post que alega que o governo de Donald Trump revogou o visto de entrada nos Estados Unidos de estudantes e artistas brasileiros, como Anitta, Alcione, Caetano Veloso, Fafá de Belém, Nando Reis, Lulu Santos, Nasi, Gilberto Gil e José de Abreu. É falso. Não há qualquer notícia veiculada na imprensa.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital