Circula no Kwai um vídeo em que a apresentadora Renata Vasconcellos alerta que São Paulo poderia parar nas próximas horas devido a uma greve dos caminhoneiros. É falso. O vídeo foi gerado por IA. Além de o fato não ter sido noticiado no Jornal Nacional, não há qualquer movimentação de paralisação da categoria de caminhoneiros no país.
Circula no Facebook um post que alega que houve uma investigação na residência do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa devido a uma fraude financeira. Um link no post redireciona para um site que afirma que, após a apuração do caso, o Banco Central disponibilizou cadastros em uma plataforma de investimentos. É falso.
Vídeo do Instagram sugere que o presidente dos EUA, Donald Trump, teria dito ser amigo de Jair Bolsonaro e que poderia vir ao Brasil para buscá-lo. A tradução mostrada no letreiro é falsa. Na verdade, o norte-americano diz que o ex-presidente brasileiro não é seu amigo e, sim, uma pessoa que conhece.
Circula no Facebook um vídeo que mostra um dos diretores do Banco Central supostamente falando sobre uma falha no sistema financeiro nacional que teria exposto dados de usuários do PIX entre 2020 e 2025, dando direito a uma compensação de até 10 salários mínimos como forma de desculpas. É falso. Link é usado para aplicar golpes.
Circula nas redes post que alega que o governo de Donald Trump revogou o visto de entrada nos Estados Unidos de estudantes e artistas brasileiros, como Anitta, Alcione, Caetano Veloso, Fafá de Belém, Nando Reis, Lulu Santos, Nasi, Gilberto Gil e José de Abreu. É falso. Não há qualquer notícia veiculada na imprensa.