A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Homem que aparece sorrindo em foto com Bolsonaro não é suspeito de ter matado Marielle

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
12.mar.2019 | 19h26 |

Circula nas redes sociais uma foto em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aparece de terno e gravata, ao lado do filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e perto de um homem sorridente, de camisa polo preta, que está sendo identificado como o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz. Élcio é suspeito de ter dirigido o carro que foi usado pelos assassinos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Na foto, Élcio, que executou Marielle Franco junto com Ronnie, parece descontraído ao lado de Eduardo e Jair Bolsonaro”
Frase que acompanha imagem em postagem que, até as 18h30 do dia 12 de março de 2019, já tinha mais de 500 compartilhamentos no Facebook

FALSO

O homem identificado na foto analisada pela Lupa não é Élcio Vieira de Queiroz, apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) como motorista do carro usado no assassinato de Marielle. Trata-se do vice-presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP), Wladimir Garcia de Menezes.

A foto foi feita em 4 de abril de 2017, durante formatura de sargentos da Polícia Militar paulista em curso superior tecnólogo. Além de Menezes, de Bolsonaro e de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP, à esquerda do presidente), estão presentes na imagem o deputado estadual Coronel Telhada (PP-SP, à direita do presidente) e o sargento da PM Rogério Praxedes Marcolino (à direita de Menezes).

Algumas versões dessa mesma foto circulam nas redes identificando Praxedes como o policial militar reformado Ronnie Lessa, apontado pelo MP-RJ como responsável pelos disparos contra Marielle.

Essa informação também foi verificada pelo site Aos Fatos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo