A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antiga e não ‘confirma crimes’ gravação de conversa telefônica entre Gilmar e Aécio

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.mar.2019 | 18h13 |

Circula nas redes sociais a gravação de uma conversa telefônica entre o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. A legenda afirma que a conversa é “bomba atômica prestes a explodir”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Bomba atômica prestes a explodir! PF intercepta ligação telefônica entre Aécio e Gilmar Mendes, com confirmação de crimes entre ambos”
Vídeo publicado no Facebook e no Twitter no dia 20 de março que, até as 16h30 do dia 21 de março, já tinha sido compartilhado e retuitado mais de 1,2 mil vezes

FALSO

A gravação analisada pela Lupa é de 2017, e não menciona qualquer crime. Nela, Aécio pede um favor a Gilmar Mendes. O então senador solicita que o ministro ligue para Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que também era senador, e recomende a votação de um determinado projeto que não é detalhado no telefonema, mas, segundo o jornal O Globo, versaria sobre abuso de autoridade.

Na gravação, feita pela Polícia Federal (PF) no dia 26 de abril de 2017, Aécio diz o seguinte: “Gilmar, você sabe um telefonema que você poderia dar que me ajudaria na condução lá? Era o Flexa, viu”. Gilmar responde que falará com ele e explica que também conversou com Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre o assunto.

Aécio, então, diz que Flexa é um dos três representantes do PSDB em comissão que discute o tema e reitera a Gilmar que ele deve orientá-lo a acompanhar sua posição porque “ele [Flexa] não é muito assim de entender a profundidade da coisa”. Aécio explica, ainda, sua estratégia: votar o texto-base e depois apresentar propostas contrárias como destaques, “para dar uma satisfação para a bancada”. Gilmar afirma que vai ligar para Flexa, e a ligação acaba.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo