A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que brasileiros ilegais nos EUA serão denunciados pelo consulado do Brasil para deportação

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.mar.2019 | 18h08 |

Circula nas redes sociais a “informação” de que, a pedido do presidente americano Donald Trump, os consulados do Brasil nos Estados Unidos irão denunciar os brasileiros que vivem ilegalmente no país para serem deportados mais rapidamente. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Parabéns aos brasileiros ilegais dos EUA onde a votação em Bolsonaro superou 70%: agora vocês serão denunciados pelo próprio consulado brasileiro para deportação mais rápida
Publicação que, até as 15h do dia 22 de março de 2019, tinha sido compartilhada 255 vezes no Facebook

FALSO

Procurado pela Lupa, o Itamaraty afirmou que a informação é falsa. Em nota, o órgão esclareceu que “consulados brasileiros existem e funcionam para atender a cidadãos brasileiros no exterior, nunca para, de nenhum modo, denunciá-los.”

Em visita aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que “a maioria dos imigrantes não têm boas intenções, nem quer o melhor ou fazer o bem ao povo americano”, em entrevista ao canal de televisão Fox News. Posteriormente, ele pediu desculpas pela declaração e disse que foi um “equívoco ou ato falho”.

Um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), também deu declarações contrárias aos imigrantes brasileiros. “Um brasileiro ilegalmente fora do país é problema do Brasil, isso é vergonha nossa, para a gente”, disse. Criticado pela fala, ele disse que havia sido mal interpretado e que já trabalhou ao lado de “mexicanos e peruanos” em lanchonetes dos EUA por alguns meses, quando viajou ao país como estudante.

Além disso, a revista Veja noticiou que uma proposta para facilitar a deportação de brasileiros em situação irregular tramita no Ministério das Relações Exteriores. Entretanto, isso não significa que o governo denunciaria imigrantes ilegais para as autoridades americanas. Pela proposta, ilegais já presos nos Estados Unidos poderiam ser deportados sem a necessidade de assinar a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que hoje é necessária.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo