Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que canibal comeu 23 entregadores de pizza, seis testemunhas de Jeová e dois carteiros nos últimos sete anos

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.mar.2019 | 14h50 |

Circula nas redes sociais que a polícia de Houston, nos Estados Unidos, teria prendido um homem responsável pelo desaparecimento de ao menos 31 pessoas na última década. O criminoso, supostamente chamado Ivan Fedorovitch Yanukovych, teria admitido que atacava entregadores de pizza, testemunhas de Jeová e carteiros para comê-los. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Canibal comeu 23 entregadores de pizza, seis testemunhas de Jeová, dois carteiros nos últimos sete anos”
Publicação que, até as 15h do dia 22 de março de 2019, tinha sido compartilhada 32 mil vezes no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registro de caso semelhante na imprensa americana. O boato tem origem em um site satírico canadense, o World News Daily Report, que no dia 12 de fevereiro deste ano publicou artigo intitulado “Canibal comeu 23 entregadores de pizza, seis testemunhas de Jeová e dois carteiros nos últimos sete anos”. Este site é conhecido por publicar histórias inventadas envolvendo crimes bárbaros, hábitos sexuais bizarros ou acidentes estranhos.

Apesar de um disclaimer no pé da página alertar que o conteúdo é satírico e ficcional, muitas pessoas levaram a sério e republicaram. O texto chegou a ser traduzida em diversas línguas, além do português, como o alemão, por exemplo.

Além disso, a foto de Ivan Fedorovitch Yanukovych circula na internet desde pelo menos 2010, de acordo com a ferramenta TinEye. A imagem chegou a ilustrar outras “notícias” como a história de um romeno que levou a sua esposa morta para um último jantar romântico.

Checagem semelhante foi feita pelo site e-farsas.com

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal e Gilberto Scofield Jr.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo