A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Michelle Bolsonaro e Dilma Rousseff não disseram que a lua é mais importante do que o sol

Diretor de Estratégias e Negócios | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.mar.2019 | 15h58 |

Circulam nas redes sociais imagens da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) acompanhadas de uma frase que elas teriam dito em público, enaltecendo o sol em detrimento da lua. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“A lua é muito mais importante que o sol, porque ela vem a (sic) noite, quando está escuro. Já o sol aparece de dia, quando já está tudo claro, ou seja, não tem utilidade nenhuma”
Frase atribuída à primeira-dama Michelle Bolsonaro em post publicado no Facebook (aqui) que, até as 15h do dia 27 de março, já tinha sido compartilhado 117 vezes


Frase atribuída à ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em post publicado no Facebook (aqui) que, até as 15h do dia 27 de março, já tinha sido compartilhado 17 vezes

FALSO

É falso que a primeira-dama e a ex-presidente tenham dito em público a frase analisada pela Lupa. Na verdade, trata-se de uma anedota do mulá Nasrudin, presente na coletânea de sátiras reunidas no livro “As gaiatices do Incrível Mulá Nasrudin”, escrito pelo mestre da tradição sufi Idries Shah.

Nasrudin foi um mulá satírico sufi que viveu na Turquia e é bastante conhecido no Oriente, especialmente entre os sufistas. E foi como um dos maiores estudiosos do sufismo que o indiano Idries Shah decidiu reunir em livro estas anedotas. As frases difundidas como de autoria da atual primeira-dama brasileira e/ou pela ex-presidente fazem parte da parábola “Mais útil”:

“Nasrudin entrou na casa de chá e declarou:

– A lua é mais útil do que o sol.

– Por quê, mulá?

– Precisamos mais de luz durante a noite do que durante o dia”

Há uma construção semelhante – em tom de piada – no programa de televisão do Chaves. Em um dos capítulos, uma personagem diz que “a luz elétrica é mais importante do que o sol porque ela aparece a noite, quando está escuro e clareia tudo. Já o sol aparece de dia quando tudo está claro, ou seja, não tem função nenhuma”.

Checagens semelhantes foram publicadas pelos sites Boatos.org e Aos Fatos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo