A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Imagem: Isaac Avila Rodriguez/IFCN
Imagem: Isaac Avila Rodriguez/IFCN

Uma educação necessária: sobre a urgência de democratizar técnicas de checagem

Diretor de Estratégias e Negócios | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.abr.2019 | 07h02 |

2018 tornou evidente que é hercúlea a tarefa de fazer frente às informações falsas que muitas vezes fundamentam decisões políticas e permeiam debates públicos. No mundo polarizado, as mentiras se espalham mascaradas de verdade, numa velocidade muito maior do que as empresas de checagem de fatos – ou mesmo o jornalismo de um modo geral – são capazes de reagir. Assim, mexem com a vida de milhões de pessoas. Alteram destinos e colocam em risco a democracia de um país.

Neste 2 de abril, a comunidade de checadores celebra em todo o mundo o Dia Internacional da Checagem ciente de que não pode ficar restrita às mais de 150 iniciativas de verificação reunidas em torno da International Fact-Checking Network (IFCN) a tarefa de buscar a verdade. Por conta disso, a entidade que representa mundialmente esse relevante setor faz hoje uma ponte com educadores em todo planeta. Chama os professores – de todos os níveis – a se tornarem checadores de fatos e a repassarem a seus alunos técnicas básicas de verificação.

De forma inédita, entra no ar hoje – no site FactCheckingDay.com – o resultado de um minucioso levantamento mundial feito pela plataforma argentina Chequeado. Trata-se do EduCheckMap, o primeiro mapa-múndi a oferecer acesso a cerca de 200 atividades (vídeos, planos de aula etc.) que os professores podem usar em sala para ensinar seus alunos a chegar à verdade nos fatos. Há material em 15 línguas – inclusive em português, feito pela Agência Lupa.

Desde abril de 2017, a demanda por treinamento em fact-checking, já fez com que o programa LupaEducação passasse por 15 estados, além do Distrito Federal, e cruzasse o oceano, oferecendo oficinas em Portugal e na Espanha. Mais de 4 mil pessoas já fizeram essa imersão e conheceram técnicas básicas de checagem – entre elas 100 alunos de escolas do ensino médio do Rio de Janeiro. O Brasil, no entanto, é muito maior do que isso. Daí a importância do EduCheckMap e do movimento da IFCN de estender a mão e convocar os professores a, junto com os checadores, lutar contra a desinformação.

A checagem de fatos – ou a simples busca pela verdade – dá trabalho e consome tempo. Exige que o indivíduo conheça e saiba navegar em bancos de dados e registros históricos. Demanda domínio de ferramentas modernas que comparam imagens e vídeos e indicam se eles foram manipulados. Não é um conhecimento que se adquire da noite para o dia. Não é um conhecimento que está previsto no currículo escolar de escolas e universidades do Brasil. Então que o interesse por esse assunto seja despertado em sala de aula pelos professores. Com todo o apoio da comunidade de fact-checkers.

*Este artigo foi publicado na versão impressa do jornal Folha de S.Paulo no dia 2 de abril de 2019.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo