A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo não mostra montanha de dinheiro na casa de Cristina Kirchner

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.abr.2019 | 17h22 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra, em diversos ângulos, uma enorme montanha de dinheiro queimada. A legenda que acompanha a gravação “informa” que a pilha de cédulas teria sido encontrada na casa da ex-presidente da Argentina e senadora Cristina Kirchner, e acabou incendiada antes da chegada da polícia. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Montanhas de euros e reais na casa de Cristina Kirchner. A operação vazou, mas a polícia chegou antes que queimassem tudo”
Legenda de vídeo que, até as 15h30 do dia 3 de abril de 2019, tinha mais de 19 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

O vídeo que mostra a montanha de dinheiro não foi filmado na casa da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner. Na realidade, as imagens analisadas pela Lupa são de uma exposição do artista espanhol Alejandro Monge. Em sua conta no Instagram, ele postou diversas fotos do processo de construção da arte.

Em circulação desde março de 2019, a “montanha de dinheiro” já foi associada a políticos de diversos países, como Rússia e Camarões, na África. Na Nigéria, uma candidata presidencial, Eunice Atuejide, postou esse mesmo vídeo em sua rede social e atribuiu ao seu adversário Asiwaju Bola Tinubu. O próprio artista Alejandro Monge vem publicando em sua conta no Instagram as notícias falsas que aparecem sobre a sua obra.

Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org e pelo projeto Estadão Verifica.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notíciasno Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés e Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo