A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: São verdadeiras as frases de Bolsonaro sobre incêndios no Museu Nacional e na Catedral de Notre Dame

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.abr.2019 | 14h27 |

Circula pelas redes sociais uma montagem com duas frases atribuídas ao presidente Jair Bolsonaro. Na primeira, ele diz que se o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi destruído pelo fogo, não há o que fazer. As chamas consumiram o edifício no dia 2 de setembro de 2018, acabando com boa parte do acervo de mais de 20 milhões de itens. Na segunda, Bolsonaro manifesta pesar pelo incêndio que atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris, na França. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:


“Quando o museu pega fogo e é brasileiro: ‘Já está feito, já pegou fogo, quer que faça o quê?’, diz Bolsonaro sobre incêndio no Museu Nacional”

Frase em post que, até as 11h30 do dia 17 de abril de 2019, tinha mais de 790 compartilhamentos no Facebook

VERDADEIRO

O comentário de Bolsonaro sobre o incêndio do Museu Nacional é verdadeiro e foi feito no dia 4 de setembro de 2018, durante a campanha presidencial. Dois dias depois da destruição do edifício, ele deu essa resposta ao ser questionado sobre o incidente por jornalistas em entrevista coletiva. O título que aparece na parte de cima da montagem é a reprodução de uma reportagem do portal G1. Nela há um vídeo que mostra o exato momento em que o então candidato disse a frase. “O meu nome é Messias, mas eu não tenho como fazer milagre”, afirmou Bolsonaro, logo em seguida.


“Quando o museu é francês: ‘Em nome dos brasileiros, manifesto profundo pesar pelo terrível incêndio que assola um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental, a catedral de Notre-Dame, em Paris. Neste momento sombrio, as nossas orações estão com o povo francês.”

Frase em post que, até as 11h30 do dia 17 de abril de 2019, tinha mais de 790 compartilhamentos no Facebook

VERDADEIRO

A frase de pesar sobre a Catedral de Notre Dame também é verdadeira. Bolsonaro publicou o comentário em sua conta no Twitter às 13h38 do dia 15 de abril de 2019, enquanto ocorria o incêndio.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo