A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Menina não se negou a cumprimentar Bolsonaro em evento de Páscoa

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.abr.2019 | 18h42 |

Circula nas redes sociais um vídeo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) diante de alunos do Distrito Federal em um evento de celebração de Páscoa no Palácio do Planalto. A legenda que acompanha a gravação “informa” que uma das crianças presentes teria se recusado a cumprimentar o presidente. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“[Presidente Bolsonaro,] Não vou falar com você”
Legenda de vídeo que, até as 15h do dia 22 de abril de 2019, tinha sido compartilhado mais de 2,7 mil vezes no Facebook

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa não foi manipulado, mas a legenda que o acompanha é falsa. O vídeo original, publicado pelo próprio presidente em suas redes sociais, é coberto pelo som do Hino Nacional e não é possível ouvir o que Bolsonaro conversa com as crianças. Aos 28 segundos, uma menina cruza os braços e faz sinal de não com a cabeça ao ser interpelada por ele. A cena viralizou nas redes como se fosse uma recusa da aluna em falar com o presidente.

O jornal O Estado de S.Paulo chegou a publicar uma notícia interpretando a negativa da menina desta forma e, em seguida, publicou correção. A revista Exame também seguiu o mesmo caminho e publicou uma errata. O mesmo foi feito pelo UOL e pelo Metrópoles, entre outros meios de comunicação.

Em uma outra gravação do evento, compartilhada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) via Twitter, é possível ouvir que o presidente pergunta “quem aí é Palmeiras?” e, em seguida, a menina balança a cabeça em negação.

Cabe também ressaltar que, nos segundos que antecedem a cena controversa, a menina está visivelmente contente com a presença do presidente e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Checagem semelhante foi feita pelos sites Boatos.org e e-farsas.  

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo