#Verificamos: É falso que presidente do Chile tenha prometido atacar Venezuela caso Guaidó seja ‘tocado’
*Com reportagem do Ecuador Chequea
Circula nas redes sociais uma declaração supostamente feita pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, na qual ele ameaça invadir a Venezuela caso o presidente autodeclarado do país, Juan Guaidó, seja ‘tocado’ pelas tropas leais a Nicolás Maduro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Se tocarem em Guaidó, em duas horas tropas aéreas chilenas entrarão na Venezuela”
Declaração atribuída ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, em imagem que circula no Whatsapp e no Facebook
Nesta terça-feira (30), o presidente do Chile, Sebastián Piñera, realizou um pronunciamento no qual falou, entre outros assuntos, sobre a situação da Venezuela (assista aqui a partir do sexto minuto). Em momento, algum ele fez qualquer ameaça de invasão ao país, com o qual, aliás, o Chile nem sequer faz fronteira.
No pronunciamento, Piñera declarou “sólido e inquebrantável” apoio a Juan Guaidó, a quem se referiu como “presidente democrático” da Venezuela. O chileno chamou Nicolás Maduro de “ditador” e defendeu uma transição pacífica para a democracia. “A forma que essa ditadura termina deve ser pacífica, dentro do marco da Constituição venezuelana”, reforçou.
[EN VIVO] Punto de Prensa https://t.co/CE24aBwnXI
— Sebastian Piñera (@sebastianpinera) April 30, 2019
No Twitter, Piñera também defendeu uma solução pacífica para a Venezuela. “Reiteramos nosso total apoio ao presidente Guaidó e a democracia na Venezuela. A ditadura de Maduro deve terminar pela força pacífica, e dentro da Constituição do povo venezuelano. Assim se restabelecerão as liberdades, a democracia, os direitos humanos e o progresso na Venezuela”, tuitou o presidente chileno na manhã desta terça.
Reiteramos Ntro total apoyo al Pdte Guaido y democracia en https://t.co/2y0dWEm4jU dictadura de Maduro debe terminar por la fuerza pacífica, ydentro de la constitución, del pueblo venezolano. Así se restablecerán las libertades, la democracia,los DDHH y el progreso en #Venezuela.
— Sebastian Piñera (@sebastianpinera) April 30, 2019
Nota 1: Nas próximas horas, um grupo de checadores da América Latina trabalhará de forma colaborativa na análise de notícias relacionadas aos eventos da Venezuela. Acompanhe a publicação desse material nas redes sociais, pela hashtag #VENfacts.
Nota 2: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Natália Leal
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)