A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que bicarbonato de sódio cura câncer

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.maio.2019 | 19h59 |

Circulam pelas redes sociais publicações que afirmam que o bicarbonato de sódio ajudaria na cura de câncer. Os conteúdos também dizem que o câncer é um fungo. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“‘Câncer é um fungo! E bicarbonato de sódio ajuda a curar o câncer’, diz Oncologista”
Publicação que, até as 19h do dia 02 de maio, tinha sido compartilhada mais de 71,5 mil vezes no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Sociedade Brasileira de Oncologia (Sboc) esclareceu que “não há qualquer estudo ou evidência científica que comprove que o uso de bicarbonato de sódio auxilia o tratamento de câncer”. Em nota, a Sboc reforçou a importância de tratamentos convencionais recomendados por médicos oncologistas clínicos, “que possuem protocolos de pesquisa e controles sistemáticos de seus efeitos”.

Além disso, o câncer não é um fungo. A doença surge a partir de mutações genéticas que causam o crescimento desordenado de células do corpo. O esclarecimento também foi feito pela Sboc.

O médico italiano Tullio Simoncini, citado nas publicações como quem recomendou o tratamento com bicarbonato, foi condenado, em 2018, a cinco anos e seis meses de prisão por homicídio culposo e exercício inadequado da profissão na Itália. Em 2012, um paciente com tumor cerebral foi submetido a um tratamento com bicarbonato de sódio pelo médico e morreu após o procedimento. Simoncini tinha perdido sua licença médica em 2006, mas seguiu atuando na clandestinidade.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo