A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Petrobras rompeu contrato com a McLaren na Fórmula 1

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
09.maio.2019 | 14h39 |

Circula nas redes sociais uma imagem com texto afirmando que a Petrobras cancelou um contrato de patrocínio de R$ 780 milhões com a escuderia McLaren, na Fórmula 1. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Petrobras cancela contrato de R$ 780 milhões com a McLaren. Verba vai pra ensino fundamental, ciência e tecnologia. Perfeito!”

Texto de post que, até as 12 horas do dia 9 de maio, recebeu mais de 15,8 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Embora no início do ano a Petrobras tenha informado que estava revendo sua política de patrocínios, o contrato firmado com a McLaren em 2018 continua em vigor. Isso foi confirmado à Lupa pela própria empresa, por telefone. O logotipo da Petrobras, inclusive, aparece na lateral do novo carro da McLaren, o MCL 34, projetado para a temporada 2019.

As informações sobre a parceria tecnológica entre as duas empresas estão disponíveis no site da Petrobras. Porém, há uma cláusula de confidencialidade no contrato, e o valor do patrocínio não é divulgado.

O acordo fechado entre as empresas previa uma cooperação tecnológica com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) para o desenvolvimento de combustíveis e lubrificantes mais eficientes e que dessem melhor performance aos carros da McLaren. Para isso, um laboratório seria montado dentro dos boxes da escuderia, que utilizaria os produtos ainda em 2019. No entanto, segundo publicações especializadas, isso ainda não ocorre.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo