A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Imagem que mostra personagens se beijando não é de novo filme da Disney

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.maio.2019 | 20h57 |

Circula pelas redes sociais uma imagem das personagens Branca de Neve e Anna, do filme “Frozen”, se beijando. A legenda informa que o desenho é de um filme que será lançado pela Disney. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Essa imagem é de um filme novo da Disney para crianças, vamos ficar ligados. Se for possível enviar para mais grupo para alertar as famílias”
Legenda da imagem que, até as 20h do dia 15 de maio de 2019, tinha sido compartilhada diversas vezes no Facebook

FALSO

A imagem analisada pela Lupa não é de um ‘novo filme da Disney’. Essa ilustração faz parte de uma série de desenhos do artista Isaiah Stephens publicada na revista Cosmopolitan, em maio de 2016. Na época, o artista desenhou cenários em que princesas da Disney estivessem apaixonadas por outras princesas. Além de Branca de Neve e Anna, o artista também ilustrou um jantar romântico entre as personagens Bela, do filme “A Bela e a Fera”, e Mégara, da animação “Hércules”.

Informação semelhante já havia circulado em 2016 e foi verificada na época pelo E-farsas. Contudo, ela voltou a circular nas redes sociais após a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmar que a personagem Elsa, do filme “Frozen”, seria lésbica. A ministra chegou a afirmar que “nada é por acaso” e que a “princesa do Frozen vai voltar para acordar a Bela Adormecida com um beijo gay”.

Essa informação foi verificada pelos sites E-farsas e Aos Fatos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo