A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa foto de ponte ‘prestes a cair’ por causa de rachadura

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.maio.2019 | 20h19 |

Circula pelas redes sociais uma foto que mostra uma ponte com uma abertura. Segundo a legenda, a foto seria de uma ponte no Espírito Santo, ligando Vila Velha e Vitória, que estaria prestes a cair. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“A rachadura está aumentando muito, peça aos amigos e familiares, para não utilizar a segunda ponte entre Vila Velha e Vitória. [Ela está] Prestes a cair, e causar um acidente de grandes dimensões, Espírito Santo deve ser notícia breve”

Legenda da imagem que, até as 20h do dia 16 de maio de 2019, tinha sido compartilhada 240 vezes no Facebook

FALSO

A imagem analisada pela Lupa não mostra uma ponte no Espírito Santo “prestes a cair”. A ponte mostrada é a Rio-Niterói, e a “rachadura” é, na verdade, uma junta de dilatação. Segundo a CCR Ponte, concessionária que administrava a ponte na época, “esta abertura é necessária e consiste em uma separação física entre as duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si”. Há aberturas desse tipo a cada 400 metros de ponte, com cerca de 13 centímetros de largura. 

Essa foto foi registrada em 2014, e, desde então, vem sendo associada falsamente a risco de desabamento em diversas pontes diferentes no Brasil e até mesmo no Canadá.

Essa informação também foi verificada pelo site Boatos.org.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo