A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de faixa contra Bolsonaro e a favor de Lula não foi tirada em manifestação no dia 15 de maio

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.maio.2019 | 20h05 |

Circula pelas redes sociais uma imagem de uma faixa escrito “Fora Bolsonaro, liberdade para Lula” que teria sido tirada na última quarta-feira (15), durante as manifestações contra os cortes na educação. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:


“Com presença majoritária da turma do Lula Livre, Ele Não, PT, PSOL, PCdoB, CUT, UNE, MST e outros lacaios comunistas, as ‘manifestinhas’ de hoje levam nota zero em legitimidade!”
Legenda da imagem que, até as 20h do dia 17 de maio de 2019, tinha sido compartilhada mais de 2,4 mil vezes no Facebook

FALSO

A imagem analisada pela Lupa não foi tirada durante as manifestações pela educação do dia 15 de maio. Na realidade, a foto que circula nas redes sociais é de um protesto no dia 31 de março deste ano. O Partido da Causa Operária (PCO) e outras organizações de esquerda convocaram o ato como demonstração de repúdio à celebração do golpe militar de 1964. O evento aconteceu na Avenida Paulista.  

No dia 25 de março, o presidente Jair Bolsonaro determinou que unidades militares celebrassem o dia 31 de março – data do golpe contra o governo de João Goulart, em 1964, marco inicial da ditadura militar. Na época, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, afirmou que “nosso presidente já determinou ao Ministério da Defesa que faça as comemorações devidas com relação ao 31 de março de 1964 incluindo a ordem do dia, patrocinada pelo Ministério da Defesa, que já foi aprovada pelo nosso presidente”.

Uma verificação semelhante foi feita pelo Aos Fatos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

 

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo