A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que aluno disparou arma em escola no Amazonas

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
24.maio.2019 | 17h19 |

Circula nas redes sociais uma publicação do site Portal CM7, acompanhada de um vídeo, que afirma que um aluno invadiu uma escola em Humaitá (AM) e disparou contra outros estudantes no dia 24 de maio de 2019. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Urgente: atirador invade escola em Humaitá e dispara contra alunos; Veja o vídeo”

Título de publicação que, até as 16h30 do dia 24 de maio de 2019, tinha 648 compartilhamentos no Facebook

FALSO

A Lupa apurou que é falsa a notícia de que um aluno disparou contra outros estudantes em uma escola na cidade de Humaitá, a 696 quilômetros de Manaus. Em nota, a Secretaria de Educação do estado do Amazonas afirmou que, no dia 24 de maio de 2019, boatos espalhados pelas redes sociais causaram pânico no Centro de Educação em Tempo Integral Tarcila Prado de Negreiros Mendes. De acordo com o órgão, nenhum aluno ou pessoa armada entrou no estabelecimento de ensino. “Não foi registrada ocorrência de atos de violência na escola, bem como não há qualquer membro do corpo escolar ferido”, informa o texto.

Vídeos gravados por celular mostram que vários jovens de uniforme vermelho saíram correndo da escola. Não há, no entanto, nenhum barulho de disparo. Por causa da confusão, as aulas foram suspensas. A escola solicitou às Polícias Civil e Militar que investiguem as ameaças que circularam nas redes sociais.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo