A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Freixo recebe auxílio-moradia mesmo vivendo em imóvel funcional

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.jun.2019 | 14h57 |

Circula nas redes sociais uma publicação afirmando que o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) recebe verba de auxílio-moradia mesmo morando em um imóvel funcional da Câmara Federal. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Deputado Marcelo Freixo, do PSOL, mora no imóvel funcional da Câmara e mesmo assim recebe a verba de auxílio moradia”
Imagem publicada no Facebook que, até as 14h, já tinha sido compartilhada por pelo menos 10 mil pessoas no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) recebeu o auxílio-moradia nos meses de fevereiro e março de 2019. No dia 02 de abril, ele passou a ocupar um imóvel funcional e, desde então, não recebe mais a verba do auxílio-moradia. De acordo com as regras da Câmara Federal, o deputado tem direito ao benefício, no valor mensal de R$4.253, quando não consegue ocupar um dos 432 imóveis funcionais disponíveis em Brasília.

A publicação original foi feita no final de abril na página do Movimento Brasil Livre do Rio de Janeiro (MBL-RJ), mas excluída depois que os criadores perceberam o erro. Em nota oficial, no dia 02 de maio, o movimento afirmou que foi “induzido ao erro” porque o site da Câmara não mostrava o período em que os benefícios estavam ativos e que o movimento se desculpava com o deputado e com os seguidores.

Em publicação no Facebook, o próprio Marcelo Freixo afirmou que o MBL “teve que voltar atrás de mais uma mentira” e que ele estava “avaliando as medidas judiciais a serem adotadas”. Nos comentários, um dos coordenadores do movimento voltou a pedir desculpas pelo ocorrido. O deputado David Miranda (PSOL-RJ) também foi alvo das denúncias do MBL. Com situação semelhante ao colega Freixo, o deputado recebeu auxílio-moradia em fevereiro e até a metade de março quando passou a utilizar o imóvel funcional.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo