A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso diálogo em que Moro diz a Dallagnol que sentença de Lula ‘já está combinada’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
10.jun.2019 | 15h26 |

Circula pelas redes sociais uma imagem com um suposto diálogo entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o procurador do Ministério Público Federal e coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:


“Moro, o ‘justo’, e Dallagnol, o ‘imparcial’, conversam…”
Legenda da imagem que, até as 15h do dia 10 de junho de 2019, tinha sido compartilhada mais de 1,2 mil vezes no Facebook

FALSO

Os diálogos mostrados na imagem analisada pela Lupa são falsos. A reprodução começou a circular nas redes sociais após o site The Intercept Brasil publicar uma série de reportagens com conversas entre membros da Lava Jato, entre eles o procurador Deltan Dallagnol (aqui, aqui, aqui e aqui), em chats no Telegram, aplicativo de mensagens semelhante ao WhatsApp. Um dos textos reproduz conversas de Dallagnol com o ministro Sergio Moro, mas os diálogos citados na imagem que circula em redes sociais não aparecem.

O The Intercept Brasil informou, em nota, que a conversa não consta nos arquivos que foram entregues pela fonte anônima que passou o conteúdo ao site. “Esta imagem não foi produzida pela equipe do Intercept Brasil e nós não somos responsáveis pela divulgação dela”, informou.

Também não há registros antigos – em outros sites ou jornais – dos diálogos entre Dallagnol e Moro que circulam em redes sociais. O The Intercept Brasil foi o primeiro veículo jornalístico a divulgar conversas desse tipo. As reportagens (aqui e aqui) mostram que o então juiz federal sugeriu ao procurador que trocasse a ordem de fases da Lava Jato, cobrou novas fases da operação, sugeriu fontes e deu conselhos sobre a investigação.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo