A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antiga obra do Exército no Pantanal atribuída ao governo Bolsonaro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.jun.2019 | 12h11 |

Circula pelas redes sociais o vídeo de uma reportagem que mostra uma obra do Exército no Pantanal, na região de Corumbá (MS). A legenda afirma se tratar de mais um “golaço” do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Soldados aparecem instalando postes de eletricidade na área, em meio a cobras e jacarés. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Golaço do presidente. (…) A Globo não mostra, o nosso Exército trabalhando igual na época quando eles estavam no controle dessa nação. Agora o povo vai prosperar em nome de Jesus Cristo”

Legenda de vídeo que, até as 10h30 de 11 de junho de 2019, tinha mais de 11,2 mil compartilhamentos e 232 mil visualizações no Facebook

FALSO

A Lupa analisou o vídeo e constatou que a informação é falsa. O Exército não fez a obra no governo Bolsonaro, mas há mais de 20 anos. A assessoria de imprensa da TV Globo informou, em nota, que a reportagem foi exibida pelo Jornal Nacional em 1998, ainda durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A repórter que aparece no vídeo, Cláudia Gaigher, trabalha na TV Morena, afiliada da rede no Mato Grosso do Sul.

É possível ver pequenas distorções na parte inferior das imagens, que indicam se tratar de uma gravação caseira, feita em VHS. A existência de barras pretas laterais também mostra que o formato ainda é o utilizado pelo sistema analógico de TV, desativado totalmente em 2018.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo