#Verificamos: É falso que Greenwald e Miranda foram acusados de ‘atentar contra a segurança no Reino Unido’
Circula pelas redes sociais uma imagem com um texto afirmando que o jornalista e cofundador do site The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, e seu marido, o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), são acusados de atentar contra a segurança pública no Reino Unido. O Intercept Brasil publicou uma série de reportagens em 9 de junho que revelaram conversas privadas entre o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, e o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Glenn Greenwald (…) e seu par sexual (David Miranda-PSOL) são acusados de atentar contra a segurança pública do Reino Unido.”
Texto em imagem que, até as 15h30 de 13 de junho de 2019, tinha sido compartilhada mais de 5,9 mil vezes no Facebook
A informação verificada pela Lupa é falsa. Greenwald e Miranda jamais foram acusados de atentar contra a segurança pública do Reino Unido. Em 2013, Miranda foi detido em um aeroporto de Londres, durante uma viagem de Berlim, na Alemanha, para o Rio de Janeiro. A base da detenção foi a lei de terrorismo de 2000 da Grã-Bretanha. Foi usado um dispositivo que permite o interrogatório de pessoas consideradas suspeitas na fronteira. Retido durante nove horas, o atual deputado teve seus pertences confiscados. No final do período, foi liberado.
O próprio Greenwald contou a história em um artigo publicado pelo jornal The Guardian, em 2013. Na época, o jornalista já tinha começado a revelar uma série de documentos secretos obtidos com o ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden. Os arquivos detalhavam um programa de vigilância local e mundial desenvolvido pelo órgão. “Isso foi obviamente feito para mandar uma mensagem de intimidação para nós, que trabalhávamos jornalisticamente reportando sobre a NSA e sua contraparte britânica, a GCHQ”, escreveu Greenwald.
Miranda tinha encontrado a documentarista Laura Poitras em Berlim na semana anterior à sua detenção temporária. Voltava para o Brasil com um disco rígido que continha informações criptografadas ligadas ao caso Snowden. Ao ser liberado, ele não conseguiu reaver esse e outros materiais apreendidos. Ainda assim, nem ele, nem Greenwald foram acusados formalmente de atentar contra a segurança pública do Reino Unido após o episódio.
Em 2016, uma corte de apelações britânica considerou que a detenção foi legal, mas violou o artigo 10 da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, que trata da liberdade de expressão. Para o tribunal, o poder de detenção não tem amparo legal suficiente se usado contra informação ou material jornalístico.
Checagem semelhante foi feita anteriormente pelos sites AFP Checamos, Aos Fatos, Boatos.org e Estadão Verifica.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por: Natália Leal
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)