A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Teori Zavascki não disse que ‘método do juiz Moro é medieval’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.jun.2019 | 12h19 |

Circula pelas redes sociais uma imagem com uma frase atribuída ao ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, com críticas ao ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Zavascki morreu na queda de um avião em 2017*. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Método do juiz Moro é medieval e envergonha a sociedade civilizada”

Frase atribuída ao ex-ministro do STF Teori Zavascki em posts que, até as 11 horas de 17 de junho de 2019, tinham mais de 2 mil curtidas no Facebook e no Instagram

FALSO

A frase analisada pela Lupa é falsa e nunca foi dita por Zavascki. A publicação distorceu a fala do ministro durante votação do habeas corpus 127.186, em abril de 2015. Se aprovada, a medida livraria da prisão preventiva nove réus da Operação Lava Jato, acusados de desvios na Petrobras.

Em seu pronunciamento, Zavascki disse que manter uma prisão preventiva com o objetivo de forçar uma eventual colaboração premiada “constituiria medida medievalesca que cobriria de vergonha qualquer sociedade civilizada”. Porém, em momento algum o ex-ministro afirmou que este era o comportamento de Sergio Moro. No mesmo trecho, ele afirma que este pensamento “certamente passou longe da cogitação do juiz de primeiro grau [Sergio Moro] e dos tribunais que examinaram o caso”.

De acordo com o ex-ministro, a prisão preventiva dos réus teve importância para interromper a prática de crimes, já que existiam indícios de formação de cartel, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Porém, no entendimento dele, os riscos já haviam sido reduzidos e a prisão poderia ser substituída por medidas alternativas – como o uso de tornozeleira eletrônica. Sendo assim, os nove reús tiveram o habeas corpus concedido.

* Correção: A Lupa publicou anteriormente que Teori Zavascki morreu em um queda de helicóptero, mas o ex-ministro do STF estava em um avião durante o acidente.   

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo