A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa foto em que Bolsonaro faz gesto obsceno para ‘Democracia em Vertigem’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.jun.2019 | 14h36 |

Circula pelas redes sociais uma foto que mostra o presidente Jair Bolsonaro fazendo um gesto obsceno ao lado de uma televisão com a imagem do documentário Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“-Manheeeee estão me provocando e mandando indiretas ao meu governo catastrófico, vou fazer textão e tirar uma foto Emo mostrando o dedo do meio. Somos governados por um adolescente de 14 anos”
Texto que acompanha imagem que, até as 13h de 26 de junho de 2019, já tinha mais de 1,2 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A foto analisada pela Lupa é uma montagem. A imagem original foi publicada na página de Jair Bolsonaro no Facebook no dia 24 de janeiro de 2018. Nela, o atual presidente aparece com os dedos em V, comemorando a decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de manter a condenação e ampliar a pena do ex-presidente Lula no caso do triplex em Guarujá (SP). A televisão ao lado dele mostra o julgamento. 

Na imagem adulterada, Bolsonaro faz um gesto obsceno com o dedo médio, e a imagem que aparece na televisão é uma reprodução de uma tela da Netflix que mostra o filme Democracia em Vertigem. O documentário, lançado em 19 de junho de 2019, fala sobre a polarização política no país e é um dos cotados para concorrer ao Oscar.

Veja a foto original:

Essa informação também foi verificada pelo Fato ou Fake.  

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo