A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Fotos de manifestações lotadas não são de ato pró-governo de 30 de junho

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.jul.2019 | 07h01 |

Circulam pelas redes sociais duas fotografias de multidões que estão sendo atribuídas às manifestações que ocorreram em diversas cidades em defesa de Sergio Moro, da Operação Lava Jato e do governo de Jair Bolsonaro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Como não se emocionar com esses Verdadeiros brasileiros que amam o Brasil e que saem às ruas para defender Moro e Bolsonaro contra fraudes e FAKE NEWS”
Legenda da fotografia que, até as 20h do dia 01 de julho de 2019, tinha mais de 900 compartilhamentos no Facebook

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga e não foi registrada durante as manifestações do dia 30 de junho de 2019. A fotografia, que mostra a ponte que liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, foi publicada pela primeira vez por um perfil no Twitter no dia 21 de outubro de 2018 – ou seja, é impossível que ela seja da manifestação de 2019. 

Pela data da publicação original, é provável que a fotografia retrate uma manifestação a favor de Jair Bolsonaro que aconteceu uma semana antes do segundo turno das eleições de 2018.


“Av Paulista 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷 hoje!”
Legenda da fotografia que, até as 20h do dia 01 de julho de 2019, tinha mais de 1.200 compartilhamentos no Facebook

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga e não foi registrada nas manifestações do dia 30 de junho de 2019. É possível encontrar réplicas da fotografia na internet desde o dia 13 de março de 2016. Ela mostra os protestos que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O pato amarelo inflável que aparece na parte inferior da imagem não é mais utilizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) – no lugar, a entidade colocou um sapo verde inflável. Ou seja, não é possível que o ‘pato’ apareça em uma fotografia atual.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo