A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que empresário André Esteves é dono da revista Veja

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
10.jul.2019 | 17h41 |

Circula pelas redes sociais que o empresário André Esteves é dono da revista Veja. A publicação afirma ainda que Esteves foi preso na Operação Lava Jato. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Tá aí o dono da revista VEJA, André Esteves, preso pela Operação Lava Jato”
Legenda da imagem que, até as 17h de 10 de julho de 2019, tinha mais de 24 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A revista Veja faz parte do conglomerado de mídias do Grupo Abril que, atualmente, pertence à Cavalry Investimento, do empresário Fábio Carvalho. Ele comprou o conglomerado da família Civita, que fundou o grupo e o administrava desde então. O empresário André Esteves é o fundador do Banco BTG Pactual e nunca foi dono da revista.  

O Grupo Abril foi fundado em 1950 por Victor Civita e deu início às suas operações com a publicação dos quadrinhos d’O Pato Donald. Em agosto de 2018, a empresa entrou na Justiça com um pedido de recuperação judicial. Alguns meses depois, em dezembro do ano passado, Fábio Carvalho assinou com a família a aquisição total do Grupo Abril. 

O Banco BTG Pactual, fundado por André Esteves, comprou a dívida bancária do Grupo Abril em fevereiro deste ano. “Superamos mais um importante passo no processo de recuperação do Grupo Abril. Os esforços seguem concentrados na conclusão da aquisição do grupo e nas negociações que vão viabilizar a aprovação do plano de recuperação judicial”, afirmou Fábio Carvalho, atual dono do Grupo Abril. 

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo