#Verificamos: É falso que padre Marcelo foi atacado por dizer que ‘gordas não vão para o céu’
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o padre Marcelo Rossi sendo empurrado durante uma missa em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo. Em publicações estrangeiras, legenda diz que o ataque ocorreu depois que o religioso disse que ‘mulheres gordas não vão para o céu’. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Isso aconteceu no #Brasil durante uma missa em Cachoeira Paulista, São Paulo, quando um padre disse ‘Mulheres gordas não vão para o #Céu’. Veja o que uma mulher faz”
Legenda de vídeo que, até as 18h30 de 16 de julho de 2019, tinha 153 compartilhamentos e mais de 7,7 mil visualizações no Facebook
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que mostra o padre Marcelo Rossi sendo atacado começou a circular em outros países, como Kuwait, Estados Unidos e Chile. Os posts, no entanto, atribuem ao religioso uma frase que ele não disse e que, segundo as publicações, seria o motivo pelo qual a mulher responsável pelo ataque o teria empurrado.
Antes de ser atacado, o padre falava sobre a função de um sacerdote – e não fez nenhuma menção à frase atribuída a ele nas publicações que começaram a circular em outros países, de que “mulheres gordas não vão para o céu” (leia aqui a homilia completa do padre Marcelo). “Essas mãos não mais me pertencem. Pecadoras, fracas, mas essas mãos pertencem a Jesus. Tanto que o sacerdote age na pessoa de Cristo. Para servir, para abençoar”, diz o padre. Nesse instante, é derrubado do palco. Ele não se feriu e continuou a missa depois da queda.
Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado pela polícia de Lorena, cidade próxima, onde havia plantão. A mulher foi ouvida e liberada. A delegacia de Cachoeira Paulista informou à Lupa, por telefone, que não foi prestada queixa pelo padre Marcelo por agressão. Por isso, não haverá consequências para a autora do ataque. Em vídeo posterior ao incidente, o religioso disse que a mulher tinha sido perdoada.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por: Nathália Afonso e Chico MarésO conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador
Política de correção
- 2022
- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (64)
- novembro (73)
- outubro (63)
- setembro (69)
- agosto (67)
- julho (74)
- junho (69)
- maio (97)
- abril (65)
- março (72)
- fevereiro (63)
- janeiro (68)
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)