A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo de ação policial com presos é de Porto Rico, e não do RJ

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.jul.2019 | 17h59 |

Circula pelas redes sociais um vídeo de uma ação policial em que uma lancha sofre perseguição. Seus ocupantes jogam uma mala em terra firme, pulam da embarcação e tentam fugir em um carro, mas acabam cercados. Um texto diz que as imagens foram gravadas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e que houve uma grande apreensão de armas e munições. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Com o novo governo federal a Policia (sic) atuando na baia (sic) de Guanabara, grande apreensão de armas e munições”

Legenda de vídeo que, até as 16h de 16 de julho de 2019, tinha 42 compartilhamentos e mais de 3 mil visualizações no Facebook

FALSO

A gravação checada pela Lupa não ocorreu na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. As imagens foram feitas em San Juan, capital de Porto Rico, no Caribe, e começaram a circular na internet em 25 de abril deste ano. Trata-se de uma simulação da polícia com o objetivo de demonstrar como os agentes atuariam em um caso semelhante.

O vídeo completo, disponível no YouTube, tem duas partes. Na primeira, mostra uma lancha perseguindo uma embarcação branca com dois suspeitos. A  segunda parte traz uma versão maior do trecho que circula nas redes sociais, com os supostos bandidos tentando se livrar de uma mala e, no final, sendo presos. É possível ouvir aplausos do público no final da gravação.

A lancha da polícia tem a palavra FURA, sigla para Fuerzas Unidas de Rapida Acción (Forças Unidas de Ação Rápida, em português). É um esquadrão de elite da polícia porto-riquenha. A primeira parte do vídeo mostra ao fundo a Igreja de Santo Agostinho, que tem a torre esquerda mais alta que a direita, um galpão com três portas e, do lado direito, um prédio. Foi possível localizar essa área de San Juan no Google Maps.

Em sua conta oficial no Twitter, o Departamento de Segurança Pública de Porto Rico esclareceu que se tratou de uma ação simulada no cais Panamericano, em comemoração ao Dia Familiar da Guarda Costeira dos Estados Unidos. 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo