A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) concede entrevista.  Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) concede entrevista. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

#Verificamos: É falso que Aloysio Nunes e Zélia foram embaixadores em Washington

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.jul.2019 | 13h23 |

Circula nas redes sociais texto que diz que o PT indicou o senador licenciado Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), atual presidente da agência paulista de promoção de investimentos Investe SP, como embaixador do Brasil nos Estados Unidos. 

Também circula que Zélia Cardoso de Mello, ministra da Economia no primeiro ano do governo Collor, foi titular da embaixada brasileira em Washington.

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Só para lembrar que o PT nomeou embaixador nos EUA o Aloísio (sic) Nunes”
Texto de imagem publicada no Facebook que, até as 12h do dia 17 de julho, tinha sido compartilhada por mais de 150 pessoas

FALSO

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) nunca foi embaixador nos Estados Unidos. Ele foi ministro das Relações Exteriores de fevereiro de 2017 a dezembro de 2018, nomeado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). Vale lembrar que Nunes é filiado, desde 1997, ao PSDB, partido que fez oposição durante todo o período em que o Brasil foi governado pelo PT.

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff nomearam quatro embaixadores em Washington. Roberto Abdenur, Antonio de Aguiar Patriota e Mauro Vieira foram nomeados durante o mandato de Lula, enquanto Luiz Alberto de Figueiredo foi nomeado por Dilma. Temer nomeou um embaixador, Sérgio Silva do Amaral. Todos eles são diplomatas de carreira.

Durante a ditadura, Nunes foi filiado ao PCB e membro da Ação Libertadora Nacional (ALN), tendo atuado como motorista de Carlos Marighella.

Essa informação também foi verificada pelo site Aos Fatos.


“Você sabia que a Zélia Cardoso, antes de ser ministra, foi embaixadora do Brasil, nos EUA?”
Texto de imagem publicada no Facebook que, até as 12h do dia 17 de julho, tinha sido compartilhada por mais de 1,7 mil pessoas

FALSO

Assim como Nunes, a ex-ministra da Economia Zélia Cardoso de Mello nunca foi embaixadora nos Estados Unidos. Entre 1981 e 1982, ela integrou o departamento de economia da Embaixada do Brasil em Londres, no Reino Unido.

Zélia foi ministra da Economia durante parte do governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRN), entre 1990 e 1991. 

Essa informação também foi verificada pelo site Aos Fatos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo