Circulam no WhatsApp e no Instagram vídeos em que a cantora Ivete Sangalo e a jornalista Fátima Bernardes supostamente defendem o presidente Lula e o qualificam como um líder corajoso. É falso. Os vídeos foram criados com deepfake, técnica de Inteligência Artificial (IA). Em ambos os vídeos, o mesmo discurso é reproduzido com as mesmas palavras.
Circula no Facebook um vídeo de uma mulher que afirma que o Bolsa Família liberou o benefício para pessoas sem filhos e que ganham menos de R$ 5 mil. É falso. Trata-se de um golpe. O vídeo foi criado por IA e o governo federal negou qualquer mudança nas regras do programa.
Circula no WhatsApp uma mensagem afirmando que o Mercado Livre está distribuindo um Pix de R$ 100 em comemoração ao Dia dos Pais. É falso. Trata-se de um golpe. O link que acompanha a mensagem encaminha para um site que não é o site oficial do Mercado Livre, mas que solicita dados pessoais, o que pode caracterizar um golpe de phishing.
Circula no Facebook uma imagem que mostra o cantor britânico Paul McCartney, de 83 anos, supostamente visitando o artista Phil Collins, de 74 anos, internado em um hospital por “ complicações graves decorrentes de problemas na coluna e no coração". É falso. A imagem foi gerada por IA.
Uma publicação no X traz um vídeo com o trecho de um discurso do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda alega que o magistrado está indignado com as novas revelações da ‘Vaza Toga’. É falso. O vídeo é antigo, de 2023, e mostra uma crítica do magistrado à Operação Lava Jato.