A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Gleisi foi hostilizada em carnaval fora de época em Fortaleza

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.jul.2019 | 16h03 |

Circula nas redes sociais um vídeo no qual um grupo de foliões arremessa latinhas contra um camarote. No título do vídeo, é dito que as imagens foram gravadas no Fortal, carnaval fora de época de Fortaleza, e que a pessoa no camarote é a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Fortal. Foliões repudiam presença da petista Gleisi Hoffman (sic) no palco do PT”
Vídeo publicado no Youtube pelo canal M10 Comunicação Integrada que, até as 15h do dia 29 de julho, tinha sido visto por mais de 3,6 mil pessoas

FALSO

A mulher que aparece no vídeo analisado pela Lupa sendo alvejada por latinhas não é a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR). Além de a fisionomia ser completamente diferente (a mulher na imagem tem o cabelo preto, enquanto Gleisi é loira), a presidente do PT não estava em Fortaleza durante o Fortal 2019, realizado entre os dias 25 e 28 de julho.

“Não é verdade que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) esteve em Fortaleza no fim de semana. Ela esteve em Curitiba desde quinta-feira (25) e retornou a Brasília no domingo (28). No sábado (27), na capital do Paraná, a deputada participou de agenda realizada pelo site Brasil 247, conforme foto publicada no Instagram”, diz nota enviada pela assessoria de imprensa da deputada.

Além disso, vale destacar que, no vídeo, as pessoas que arremessam as latinhas gritam ofensas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), a quem Gleisi faz oposição no Congresso. 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo