A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Ex-presidentes da República não fizeram parte da Comissão Nacional da Verdade

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.ago.2019 | 14h31 |

Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra ex-presidentes da República e autoridades em uma cerimônia oficial. Um texto diz que todos eles integravam a Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) para apurar mortes e desaparecimentos ocorridos durante a ditadura. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Essa era a tal da ‘Comissão da Verdade’ do PT. Já pensou se fosse a da mentira então kkkkkkk”
Texto de post que, até as 12h de 2 de agosto de 2019, tinha mais de 3,8 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Dentre as autoridades mostradas na foto, apenas uma pessoa integrou a Comissão Nacional da Verdade: o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp. A imagem foi feita durante a cerimônia de instalação do órgão, em 16 de maio de 2012, pelo fotógrafo Lula Marques, da Folhapress. A versão original pode ser vista online numa galeria de imagens sobre a trajetória de Dilma (foto 52).

A CNV teve os seguintes integrantes: Dipp, então vice-presidente do STJ; o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles; o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias; o jurista João Paulo Cavalcanti Filho; a psicanalista Maria Rita Kehl; o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro; o advogado e professor universitário Pedro Dallari; e a advogada e professora universitária Rosa Maria Cardoso da Cunha.

Na foto aparecem, da esquerda para a direita: o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Brito, então presidente do STF; o então presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o ex-presidente da República e então presidente do Senado, José Sarney; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a ex-presidente Dilma Rousseff; o então vice-presidente Michel Temer; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; Dipp; e o ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo