A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: São antigas fotos de pavimentação de trecho da BR-163 em ‘7 meses de Bolsonaro’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
05.ago.2019 | 13h53 |

Circula pelas redes sociais uma montagem com o antes e depois de um trecho da BR-163. A estrada, que começa em Tenente Portela (RS) e chega até Santarém (PA), passando pelo porto de Miritituba, é uma importante rota de escoamento da safra agrícola do país. A imagem superior mostra caminhões em um trecho de terra e lama e teria sido tirada no período do “governo do PT”. A inferior exibe uma parte já pavimentada da via, que teria sido feita pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“16 anos de PT. 7 meses de Bolsonaro. Trabalho na BR-163”

Legenda de foto que, até as 11h30 de 5 de agosto de 2019, tinha mais de 8,8 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

O trecho da rodovia que a imagem mostra não foi pavimentado durante o governo Bolsonaro. As duas fotos usadas na composição, analisadas pela Lupa, são antigas e foram tiradas em anos diferentes, antes de Bolsonaro se tornar presidente. A informação, portanto, é falsa.

A primeira imagem, que traz um trecho de estrada de terra cheio de lama, começou a circular em 3 de março de 2017. Uma notícia do jornal Folha do Progresso, ilustrada pela foto, informava que a BR-163 havia sido reaberta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) no Pará, depois de uma semana de operação tapa-buracos contra o atoleiro.

A imagem inferior, que mostra o trecho pavimentado, é ainda mais antiga. Foi publicada pela primeira vez em 19 de junho de 2015 pela concessionária Rota do Oeste, responsável pelos 850,9 quilômetros da estrada entre os municípios de Itiquira e Sinop, no Mato Grosso. A empresa  fez a pavimentação de parte da rodovia e anunciava o início da segunda etapa das obras. A notícia foi reproduzida pelo portal da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e pelo portal Olhar Agro & Negócios

A pavimentação de um trecho de 65 quilômetros da BR-163 no Pará foi iniciada em 2017, por meio de um convênio com o Exército, e deve estar concluída até 2020. No início do ano, outros posts falsos sobre a estrada circularam nas redes. Um deles afirmava que a ação feita com apoio do Exército teria sido iniciada por Bolsonaro, e o outro dizia que um trecho mostrado em vídeo tinha sido concluído pelo atual governo.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo