A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que atletas brasileiros exibiram faixa com ‘fora Bozo’ no Pan de Lima

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
12.ago.2019 | 17h14 |

Circula nas redes sociais uma publicação afirmando que atletas brasileiros levantaram uma faixa contra o presidente Jair Bolsonaro ao receberem suas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Vídeo – Atletas brasileiros ganham ouro e esticam faixa ‘FORA BOZO’ no pódio em Lima”
Título de conteúdo que, até as 17h do dia 12 de agosto de 2019, tinha sido compartilhada mais 2,8 mil vezes no Facebook

FALSO

O título da publicação analisada pela Lupa é falso. As imagens foram extraídas da transmissão oficial dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e mostram um torcedor brasileiro exibindo uma faixa onde se lê “Fora Bozo”, em alusão ao presidente Jair Bolsonaro. Portanto, não são “atletas brasileiros”, mas sim torcedores.

O vídeo de apenas cinco segundos que consta na publicação é de uma das premiações da natação. Mas o título da publicação também está errado com relação à medalha recebida pelo atleta brasileiro. O nadador Breno Correia ganhou a prata na prova dos 200 metros livre, e não o ouro, como diz o título. Correia conquistou outras quatro medalhas no Pan, em disputas de revezamento.

Comentários nas redes sociais afirmavam que a pessoa que levantou a faixa seria um atleta brasileiro que não estaria participando daquela competição. Contudo, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou que “atletas e demais oficiais da delegação brasileira devem usar os uniformes da delegação e a credencial dos Jogos. O que não é visto nas imagens. Além disso, eles estão na arquibancada, ao lado de outros torcedores. O espaço destinado aos atletas não é o mesmo. Portanto, não são atletas”.

Nesta edição dos jogos Pan-Americanos, o Brasil foi o segundo país com mais medalhas – 171, sendo 55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes. É a melhor participação do país na história dos jogos, com recorde de medalhas. Os Estados Unidos, com 293 medalhas (120 ouros, 88 pratas e 85 bronzes), ficaram em primeiro.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo