A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de lixo na rua não é de manifestação pela Amazônia

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.ago.2019 | 15h27 |

Circula nas redes sociais uma foto que mostra lixo jogado no chão em uma rua. Segundo a legenda, a imagem foi registrada depois de manifestações pela Amazônia, no último fim de semana. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:


E assim ficaram as ruas do Gonzaga [bairro de Santos, SP] depois da manifestação em favor da Amazônia. Bem se vê a consciência ecológica dessas pessoas….rsrsrs Não sei se é somente falta de cultura ou problema mental mesmo…. Bando de hipócritas FDP ”

Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 15h do dia 26 de agosto de 2019, havia sido compartilhada mais de 600 vezes

FALSO

A foto analisada pela Lupa não foi feita durante as manifestações a favor da Amazônia no último fim de semana. O registro é do repórter Bruno Gutierrez, do site G1, no dia 1ª de janeiro de 2013, depois da festa de Réveillon na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A reportagem mostra o trabalho de limpeza realizado pelos garis da região para retirar o lixo das ruas.

Segundo o repórter do G1, os resíduos dificultaram o serviço dos ônibus, uma vez que o veículo não conseguia se aproximar do ponto para os passageiros entrarem. A matéria mostra ainda outras duas fotos do trabalho dos garis para limpar as vias.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Chico Marés e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo