A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa lança ‘Verifica’, o primeiro podcast sobre checagem em português

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.ago.2019 | 15h00 |

A Lupa lança nesta quarta-feira (28) o podcast Verifica, o primeiro do Brasil a tratar sobre fact-checking, verificação e desinformação. E, o melhor, todinho em português.

Na primeira temporada do programa, a diretora de Conteúdo da Lupa, Natália Leal, e o diretor de Estratégias e Negócios da agência, Gilberto Scofield Jr., conversam sobre notícias falsas que circulam nas mais diversas redes sociais e esclarecem o que, de fato, é verdadeiro e falso. 

O podcast conta com um olhar internacional sobre a checagem de fatos. A diretora-adjunta da International Fact-Checking Network (IFCN) e fundadora da Lupa, Cristina Tardáguila, participa semanalmente do programa, comentando as ações de combate a desinformação em várias partes do mundo. 

A repórter Nathália Afonso se soma ao time, liderando o quadro que desmistifica informações sobre  saúde. São postagens – algumas verdadeiras e outras falsas – que vão desde causas improváveis de doenças conhecidas até “receitas milagrosas” para beleza. Assuntos que, muitas vezes, colocam em risco o bem estar das pessoas.

“O fact-checking já foi discutido em muitos episódios de podcasts feitos no Brasil, mas esta é a primeira vez que uma equipe se propõe a produzir uma temporada inteira de podcasts com verificações de conteúdos semanais”, explica Leal. “Nós queremos que as pessoas tenham informação correta e objetiva para que possam tomar suas decisões, e se elas, agora, estão ouvindo podcasts, nós passamos a usar esse formato também. Sempre pensando em alcançá-las”.

“Quanto mais canais e plataformas forem utilizados para se falar dos danos causados pelas notícias falsas, melhor”, acrescenta Scofield Jr.. “Já está mais do que provado o comprometimento na qualidade do debate público quando ele acontece sem estar baseado em informações e dados verificáveis. Então é com enorme prazer que a Agência Lupa cria mais este canal de diálogo”. 

Os episódios semanais, de cerca de 20 minutos de duração, estarão disponíveis no site da Lupa e nas principais plataformas de streaming de áudio, todas as quartas-feiras à tarde. A primeira temporada do Verifica vai de agosto de 2019 a fevereiro de 2020 e tem produção da Colmeia Podcast.

“A iniciativa reforça a importância de contextualizar, aprofundar e debater melhor os fatos. Com equilíbrio e bom humor, o Verifica esclarece histórias assombradas por distorções, oportunismos e imediatismos de plantão. O formato podcast torna essa depuração mais acessível, mais ajustada ao dia a dia das pessoas”, diz Alexandre Carauta, um dos fundadores da Colmeia. 

Para ouvir o Verifica, acesse o site da Lupa, as redes sociais da agência ou os principais streamings de áudio – como Apple Podcasts, Breaker, Castbox, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts, RadioPublic, Spotify e Stitcher. O podcast é gratuito.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo