A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Polícia Federal não realizou operação contra a Rede Globo em 30 de agosto

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.set.2019 | 14h50 |

Circula nas redes sociais uma imagem que alega que a Rede Globo foi alvo de uma operação da Polícia Federal na última sexta-feira (30). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Polícia Federal faz mega operação na emissora Rede Globo. Primeira operação #PEANDRA #TVGLOBO DE COMUNICAÇÃO, nessa sexta-feira dia 30 de agosto, PF vai a sede da tv Globo colher computadores Documentos. Referentes a uso do dinheiro público”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 20h do dia 2 de setembro, tinha sido compartilhada por mais de 500 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Lupa contatou a Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal (PF), que disse não ter conhecimento de qualquer operação envolvendo a emissora. “Não chegou ao conhecimento desta DCS qualquer ocorrência nos moldes da descrita na consulta”, diz e-mail enviado pela PF.

As imagens tampouco têm relação com uma suposta operação da PF tendo a emissora como alvo. A primeira, no topo, pode ser encontrada no site Kekanto, datada de 2013

A foto no canto inferior esquerdo é de um dos prédios da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). É possível ver uma foto bastante similar a essa tirada pelo fotógrafo Luciano Belford, da Agência O Dia, em reportagem sobre a Operação Furna da Onça, que investigou irregularidades envolvendo deputados estaduais fluminenses.

Por fim, a foto no canto inferior direito é um registro da Operação Sufrágio Ostentação, realizada na sede do PSL de Minas Gerais, no dia 27 de abril. A imagem foi retirada de filmagem da Record TV local. 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo