A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que avião, iate e carro de luxo em montagem sejam do filho de Lula

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
19.set.2019 | 21h13 |

Circula nas redes sociais uma montagem de três fotos que mostra um avião, um iate e um carro de luxo. De acordo com o texto, todos esses veículos pertenceriam a um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Alguns brinquedos do filho do Lula!”
Texto de montagem no Facebook que, até as 16h de 19 de setembro de 2019, tinha mais de 4,4 mil compartilhamentos

FALSO

A informação, analisada pela Lupa, é falsa. Trata-se de uma montagem de fotos publicada originalmente no Instagram pelo usuário The Yacht Mogul – O Magnata do Iate, na tradução para o português – em 11 de setembro de 2019. Ele costuma compartilhar imagens de iates luxuosos, às vezes ao lado de outros veículos – como ocorreu nesse caso. Por meio de mensagem direta no Instagram, o usuário informou à Lupa que procurou as imagens no Google para fazer a composição. Há inclusive outros posts semelhantes publicados por essa conta.

A origem das fotos foi rastreada por meio da busca reversa de imagens do Google. Algumas das imagens tiveram que ser invertidas para serem localizadas. 

O avião no topo da montagem, um Bombardier Global 6000, teve sua aparência alterada digitalmente. Além disso, a aeronave foi inserida em uma outra foto, de um automóvel Bugatti Chiron. O carro foi clicado em Las Vegas, nos Estados Unidos, pelo fotógrafo Ilya Nodia. Com a ajuda do artista de computação gráfica Aleksandr Lyan, ele deu novas cores ao avião para que combinasse com o carro, alterando também todo o cenário original. Nodia mostra como ele e Lyan manipularam as imagens em um making of publicado em 9 de julho de 2018

A Lupa não encontrou nenhum jato desse porte, que custa cerca de US$ 60 milhões, registrado por um dos filhos de Lula. A Base de Dados de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostra que existiam apenas 14 unidades do Bombardier Global 6000 (modelo BD-700-1A10) registradas no país até agosto deste ano. Entre os proprietários estão a Havan, a Vale, o Bank of America, o Bradesco Leasing e a Igreja Universal do Reino de Deus. 

O iate no centro da composição é o Ability, com bandeira de Malta, cujo proprietário atual é o milionário  Andreas Panayiotou, fundador do grupo britânico Ability. Tirada por Ernst Gert Schmidt, a foto usada na montagem aparece na ficha da embarcação disponível no site MarineTraffic. A página informa ainda a localização do barco, que está atracado na marina Flisvos, localizada a 6 quilômetros do centro de Atenas, na Grécia. O Ability foi construído para o estilista Roberto Cavalli, que o vendeu para Panayiotou em 2018.

Por fim, a foto na parte inferior da montagem mostra uma decoração criada por computador pelo usuário rogholmesPNE1880 para o Bugatti Vision Gran Turismo (VGT), um carro-conceito desenvolvido por designers da Bugatti para o game Gran Turismo, do PlayStation 4. Apenas uma unidade do carro foi fabricada até hoje. Comprada pelo príncipe saudita Badr bin Saud, mais tarde acabou vendida para o colecionador norte-americano Hezy Shaked, diretor da empresa de vestuário Tilly’s.

Essa informação também foi verificada pelo site Aos Fatos.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo