A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de Greta Thunberg observada por crianças ao comer é montagem

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.set.2019 | 14h51 |

Circula nas redes sociais uma imagem da ativista sueca Greta Thunberg fazendo uma refeição em um vagão de trem, enquanto crianças pobres a observam pela janela. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Imagens da vida dificil que a comunistinha leva na Suécia.Roubaram os sonhos dela,imagine os sonhos de quem realmente tem dificuldade na vida”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 14h30 do dia 25 de setembro, tinha sido compartilhada por mais de 1,5 mil pessoas

FALSO

A foto analisada pela Lupa é uma montagem. A imagem original foi publicada pela própria Greta Thunberg em sua conta no Instagram, no dia 22 de janeiro de 2019. Na janela, não aparecem crianças, e sim algumas árvores desfolhadas. Na legenda, está escrito: “Almoço na Dinamarca”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Lunch in Denmark.

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

A outra foto foi tirada em 2007, na República Centro-Africana, pela fotógrafa Stephanie Hancock, da agência Reuters. As crianças retratadas viviam em um campo de refugiados. No ano anterior, o próprio governo local atacou o vilarejo onde elas moravam, de surpresa, em busca de tropas rebeldes.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo