A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que jovens morreram por overdose de cocaína no Rock in Rio

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.out.2019 | 15h06 |

Circula nas redes sociais um post com a afirmação de que seis jovens morreram no Rock in Rio 2019 por overdose de cocaína. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Divulgue aí globolixo esclareça ao povo Brasileiro, 6 jovens vieram a óbito no Rock in Rio, todos por overdose de cocaína”
Texto da imagem que, até as 13h do dia 14 de outubro, tinha sido compartilhada por mais de 1,9 mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do Rock in Rio informou, em nota, que os postos médicos do evento não atenderam nenhum caso com risco de vida. Segundo a assessoria, os principais casos registrados pelas equipes de saúde foram “pequenos traumas, reposição hídrica, tratamento de sintomas inespecíficos, como náuseas/vômitos e dores variadas”. Ao todo, 8.456 pessoas buscaram ajuda nas instalações médicas do festival.

Em 2019, o atendimento médico do Rock in Rio foi administrado pelo próprio evento e contou com oito postos médicos, com um total de 40 leitos cada, nove ambulâncias UTI e seis de suporte básico. O festival reuniu ainda 240 profissionais da área médica. Essas instalações, assim como outras estruturas do festival, receberam alvarás de funcionamentos de órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. 

Essa não é a primeira vez em que o Rock in Rio é alvo de boatos na internet. No dia 30 de setembro, circularam pelo Facebook imagens que mostravam grandes quantidades de lixo acumulado no chão. Os posts diziam que a sujeira tinha sido deixada pelo público que foi ao primeiro fim de semana de shows, nos dias 27 a 29 daquele mês. Na época, a Lupa mostrou que as fotos eram antigas.

O Rock in Rio é um evento musical que acontece na cidade do Rio de Janeiro e está em sua 20ª edição. Idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, o festival ocorreu pela primeira vez em 1985. Neste ano, o Rock in Rio ocorreu nos dias 27 a 29 de setembro e 3 a 6 de outubro.

Essa informação foi verificada também por Aos Fatos e Boatos.org.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook

 

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo