A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que homem foi preso por estupro em ‘saidinha do Dia das Crianças’ em Goiânia

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.out.2019 | 16h11 |

Circula nas redes sociais que um preso beneficiado por uma “saidinha” de Dia das Crianças estuprou uma menina de 15 anos, em Goiás. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

“Preso por estupro ganha saidinha do Dia das Crianças e estupra menina de 15 anos”
Texto publicado no site Painel Central que, até as 15h30 do dia 14 de outubro, tinha sido compartilhado por 26,8 mil pessoas no Facebook, segundo a ferramenta Crowdtangle

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Segundo a Polícia Civil de Goiás, não houve registro de uma ocorrência deste tipo relacionada a uma eventual “saidinha” de Dia das Crianças. “Entramos em contato com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e nos foi confirmado que essa notícia não é verídica, é uma ‘Fake News’”, diz nota enviada pela assessoria da polícia. A foto que ilustra a “reportagem” foi publicada em 2010 por site de Santa Catarina.

O site Painel Central, responsável pela publicação deste conteúdo, copiou o texto de uma notícia verídica publicada em setembro, sobre um homem preso em regime semi-aberto que estuprou uma adolescente em Goiás. Referências às datas do crime – ocorrido em 20 de agosto – foram omitidas. O caso não tinha qualquer relação com “saidinhas”, como ficaram conhecidos os benefícios recebidos por detentos em regime semi-aberto em datas comemorativas, como dias das Mães e dos Pais e Natal, para deixar temporariamente a prisão. 

No início do mês, este mesmo site publicou uma notícia falsa de que uma adolescente que atirou em um garimpeiro em Mato Grosso teria sido denunciada por “excesso de legítima defesa”. O site, registrado no exterior, publica apenas conteúdos falsos, como “Kid Bengala abandona filmes adultos e vira evangélico”, e textos copiados de outras páginas sobre astronomia.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo